É possível encontrar diversos tipos de imóveis disponíveis no mercado imobiliário. Observe as características de cada um e escolha qual deles se encaixa melhor em sua necessidade.
Casas: As casas podem ter um ou mais andares e variada quantidade de cômodos, podendo incluir garagem, varanda, suítes e terraço, de acordo com o gosto do morador. Quando a casa possui mais de um piso, passa a ser chamada de sobrado. As vantagens de morar em uma casa consistem na privacidade e maior liberdade em relação a eventos, reformas e tipo de decoração, por exemplo. Além disso, a maioria das casas conta com um espaço externo, que pode ser um quintal ou jardim, que permite que outras estruturas, como piscinas e outras áreas de convivência, sejam construídas. Existem casas que pertencem a condomínios fechados e vilas, que geralmente proporcionam maior segurança ao morador.
Apartamentos e condomínios: Os apartamentos são imóveis que pertencem a um conjunto habitacional ou edifícios multifamiliares, como prédios e condomínios. Podem ter tamanhos variados, que vão desde as quitinetes – constituídos por banheiro e um cômodo que se divide entre cozinha, quarto e sala – até aqueles que possuem vários dormitórios (podendo ser inclusive suítes) e vagas de garagem. Geralmente, os moradores de apartamento devem pagar uma taxa referente ao uso do condomínio e de suas facilidades, como elevadores e porteiro. Esta taxa é administrada por um síndico, um morador eleito para ser o responsável pela administração do condomínio. Cada condomínio possui regulamentos, estabelecidos em ATA, que devem ser respeitados para se obter uma convivência agradável, visto que os apartamentos são muito próximos uns dos outros, o que pode gerar conflitos. Os condomínios costumam contar com áreas de convivência comum, como salões de festa, piscinas, saunas, spa, pátio, garagem, playground, elevadores, quadra de esportes, portões eletrônicos e serviço de porteiros, zeladores e faxineiros. Existe um tipo de apartamento chamado cobertura, localizado no último andar do prédio e que, normalmente, ocupa todo o andar. As coberturas podem conter piscina, churrasqueira e elevador exclusivos e vista panorâmica, o que agrega mais valor ao seu custo.
Terrenos: Terrenos são extensões de terra, destinados à construção de imóveis. No mercado de investimentos imobiliários, os terrenos costumam ser imóveis muito procurados e de venda fácil, pois possibilitam ao comprador que construa nele o imóvel da maneira como desejar. Áreas de interior são locais onde a oferta de terrenos é maior, enquanto nos grandes centros urbanos a maioria dos imóveis que se encontram à venda já estão construídos. Além disso, os terrenos em centros urbanos costumam ser bem mais caros do que os terrenos no interior, onde há maior oferta e menor procura.
Chácaras: As chácaras, que também são conhecidas como sítios, são imóveis construídos em áreas rurais ou afastadas dos centros urbanos que contam com um amplo espaço, adequado ao cultivo de árvores, plantas e à criação de animais. Atualmente, muitas famílias possuem a chácara como uma opção de lazer, onde passam fins de semana, feriados e férias. Por ter adquirido um caráter recreativo, as chácaras costumam contar com piscina, quadra de esportes e lagos de pesca, entre outros.
Salas comerciais: Em prédios empresariais, as unidades individuais são chamadas de salas. Esse tipo de imóvel serve como escritório, loja, consultório, entre outros. Algumas empresas optam por alugar ou comprar andares inteiros, que incluem todas as suas instalações. Os salões são salas de tamanho maior, adequadas a festas, reuniões, assembléias e eventos em geral. Esse tipo de imóvel, em geral, é comprado por uma pessoa que aluga o espaço a terceiros, por um tempo de duração determinado.